segunda-feira, 6 de setembro de 2010

50 anos de uma escola que faz bem!

Em 1960 foi fundada a Escola Desembargador Pedro Ribeiro em homenagem póstuma ao Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt, no governo do General Juracy Magalhães, no dia 14 de março de 1961 deu início aos seus trabalhos, sob a direção da professora Maria Almerinda Gallo Vitoria, tendo como vice-diretora a professora Aurelina Bacelar Gallo e com assistente a professora Letícia Lopes Vieira.

A matrícula inicial constou de 610 alunos e o corpo docente de 16 professores e mais professores de Religião e Trabalhos Manuais. As classes foram distribuídas da maneira seguinte: 3º, 4º e 5º anos no primeiro turno e 1º e 2º anos no 2º turno.

No ano de 1978, foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria de autorização de funcionamento. Em 2002 a Escola passou pela sua primeira reforma geral, após a sua fundação e em 2004 deixou de ser escola e passou a ser Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro.

Já final do ano 2008, o governador do estado, Jaques Wagner, implantou o Curso de Gestão Escolar, aberto a todos os professores efetivos e licenciados com objetivo de promover a primeira eleição direta para diretores da rede estadual de ensino.  A eleição ocorreu no dia 17 de dezembro de 2008 com todos os segmentos: pais, funcionários, professores e alunos. A chapa vencedora foi a composta pela atual gestão: Sandever Barreto - Diretor Geral, Flavia Ribeiro - Vice -diretora, Carlos Kleber Moura - Vice-diretor e Sérgio Costa - Vice-diretor.

Hoje contamos com 1495 alunos nas modalidades Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e adultos. 

O corpo docente  é constituído de 37 professores todos com licenciatura e a grande maioria com especialização e cursos de extensão na área de atuação e 39 funcionários para atender os três turnos de funcionamento.

Importa destacar que, desde o início existe uma preocupação em estimular a capacitação docente, onde sempre que possível estão participando quer do curso oferecido pela secretaria de educação do estado quer por outras entidades a fim de formar cidadãos-profissionais capacitados para atuarem como membros ativos da comunidade. Nessa perspectiva o conteúdo deixa de ser a etapa mais importante e a formação enquanto cidadãos críticos passam a ser entendida como razão maior.

E assim o Pedro Ribeiro completou esse ano 50 anos,  e podemos dizer com muito orgulho, que o Pedro é uma escola que faz bem, aos amigos, a família, ao saber, ao crescer, a vida,   pois percebemos que a cada dia esse espaço social tem se transformado para atender com qualidade toda a comunidade escolar. 



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Entrei Na Escola Esse Ano (2014) rsrs, Haha Parabéns Diretor Sandever O Senhor Faz Muitas Maravilhas Para Nos, Sempre Nos Ensinando O Bem... Dona Flávia e Carlos Kleber Ainda Não Conheci, Só Por Vista... O Colégio Pedro Ribeiro é Uma Maravilha, Funcionários Maravilhosos, A Nota Máxima Que Eu Poderia Dar Ao Colégio é 100% (1.00000000000%) e voto de confiança é o que eu mas daria ! Os Pais Sempre, sendo bem recebido ! deveria ter mas trabalho em grupo, quase em tudo na escola (até agora) só é em dupla agora que estão fazendo com 5 pessoas, mas eu não tenho do que reclamar da Escola... os melhores professores que eu já vi ali é ( Denise Gabriele, Ivana Márcia, Dailton Reis, Ivanilda Santiago, Lilian, Rose, Elizabeth Novais, Jandira, Rogielma, Josélia, Fátima, Adriana Queirino, e etc; ) Os Funcionários que amei conhecer ( Joelma Mascena, Danielle Matos, Patricia Silva, Claudio, Luciano, Nelza, Socorro (Mesmo Sempre Brigando Conosco), Aline, Jaciara, e etc;

    Parabéns Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro ! 51 Anos De Luta (2014)

    ResponderExcluir